Conecte-se Conosco

Rosa Neide se reúne com lideranças do Povo Balatiponé da Terra Indígena Umutina de Barra do Bugres

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta sexta-feira (04) de reunião virtual com lideranças do povo indígena Balatiponé, da Terra Indígena Umutina, de Barra do Bugres. A atividade contou com participação do pré-candidato a prefeito pelo PT no município, Nestor de Góis, do representante do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Gilberto e de assessores (as) dos deputados petistas: Valdir Barranco e Lúdio Cabral.

Na ocasião, as lideranças indígenas pediram apoio em relação ao combate ao fogo em suas terras e ao desenvolvimento da agricultura. Segundo eles, há linhas de transmissão de energia elétrica em suas terras que correm risco devido aos incêndios e que os próprios indígenas têm feito o combate às chamas. “Estamos colocando a vida do nosso povo em risco no combate a esses incêndios”, disseram as lideranças.

Vice-presidenta da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas, Professora Rosa Neide destacou que encaminhará ofício para a Energisa e Eletronorte solicitando que realizem o asseramento das linhas que estão nas Terras Umutinas.

A petista citou ainda que destinou emenda ao Orçamento Geral da União (OGU) 2020, para apoio na construção de roças, hortas e pomares nas terras indígenas. “Uma aldeia dos Balatiponé da Terra Umutina fez solicitação e nós encaminhamos. É cerca de R$ 40 mil para apoiar vocês. Se o projeto for para melhoria da agricultura familiar, produção tradicional pode contar comigo que vou apoiar”, disse Rosa Neide.

A parlamentar disse ainda que encaminhará solicitação à Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para treinamento de brigadistas que possam apoiar os indígenas Balatiponé no combate aos focos de calor que atingirem a Terra Umutina.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?