Conecte-se Conosco

Rosa Neide: sem um novo Fundeb robusto e permanente a educação entrará em colapso

Publicado

em

 

A deputada Professora Rosa Neide (PT), coordenadora adjunta de Educação da Bancada do PT na Câmara, participou da reunião do Núcleo de Educação, Cultura e Desporto do Partido dos Trabalhadores, nesta terça-feira (19). Na oportunidade, a parlamentar apresentou uma agenda para discussão do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O encontro contou com a presença dos representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).

A Professora Rosa Neide citou que o Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação Básica e precisa ser priorizado no debate nacional e municipal. “Com o dinheiro do Fundeb são pagas todas as despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino. Desse modo, precisamos fortalecer o diálogo entre a bancada do PT e aliados que construirão o novo Fundeb”, explicou a parlamentar.

A parlamentar alertou que a vigência do atual Fundeb se encerra em 2020 e precisa ser debatido o mais breve possível. “Além do diálogo, é preciso ampliar a participação da União para além dos 10% dos recursos que são destinados atualmente. Sem um Fundeb robusto e permanente a educação pública entrará em colapso”, disse a petista.

No fim da reunião, o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), o deputado Pedro Uczai (PT-SC), apresentou uma agenda para discussão do Plano. A bancada de parlamentares petistas solicitaram a presença do Ministro da Educação, Ricardo Vélez, na Comissão de Educação da Câmara.

Assessoria de Imprensa 

Tags:, , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?