fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide visita Fazenda Experimental da UFMT e anuncia investimentos para pesquisa e extensão em agroecologia

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) visitou na manhã de sexta-feira (19), a Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizada no município de Santo Antônio de Leverger. No local, a deputada se reuniu com o reitor Evandro Soares, professores, professoras, movimentos sociais, agricultores e agricultoras familiares, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (EMPAER), secretários municipais e com o deputado estadual Valdir Barranco (PT).

Professora Rosa Neide destinou cerca de R$ 2 milhões em emendas, para a UFMT investir na realização de projetos de pesquisa e extensão, visando entre outras ações, o fortalecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso. Parte desses projetos são realizados na Fazenda, sob coordenação dos professores Henderson Nobre e Adriano Cirino, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia campus Cuiabá.

Entre os recursos destinados está R$ 350 mil para aquisição de uma Patrulha Mecanizada, equipada com todos os implementos agrícolas necessários ao trabalho de pesquisa e extensão na Fazenda.

Parte dos recursos também darão início às obras de estruturação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT Agroeco), que será erguido no local. O projeto do Campo a Mesa, que já oferta assistência técnica a comunidades de camponeses e Cooperativas da Agricultura Familiar na baixada cuiabana, também está contemplado com verbas da deputada. Ambos projetos são coordenados pelos professores Henderson e Adriano.

A parlamentar também encaminhou verbas para implementação de quintais produtivos no município de Poconé. A oferta de mudas, assistência técnica e apoio para o cultivo nas residências e lotes será efetuado pelos profissionais que atuam no projeto, coordenado pelos dois professores da Agronomia.

Em discurso, Rosa Neide destacou que é sua obrigação como parlamentar apoiar a Agricultura Familiar e projetos científicos, que visam o desenvolvimento da agroecologia em nosso Estado. “São os camponeses e camponesas em pequenas propriedades, em ambiente familiar, são vocês das comunidades que produzem 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras. Vocês produzem alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Por isso vocês tem todo meu apoio, tem o apoio dos professores e dos pesquisadores da UFMT, que estão aqui para que aumentem cada vez mais a produtividade, para que consigam comercializar e obter renda. Enquanto estiver como deputada federal continuarei junto com vocês”, afirmou a deputada.

O reitor Evandro e os professores Henderson e Adriano agradeceram a deputada Rosa Neide e o deputado Barranco pelo apoio à agroecologia e afirmaram que a UFMT continuará cumprindo seu papel no ensino, pesquisa e extensão, com olhar para as comunidades.

“Agradeço muito a Professora Rosa Neide. Além de todas as ações que estamos desenvolvendo, vamos realizar o sonho de construir o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT Agroeco), com o apoio da deputada”, destacou o professor Henderson.

Para a representante da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Nossa Senhora do Livramento/MT (COOPERNOSSASENHORA), o apoio dos pesquisadores tem sido fundamental para auxiliar na produção e comercialização das Cooperativas da região. Ela citou que Professora Rosa Neide é parceira não somente dos agricultores familiares da baixada cuiabana, mas de todo Estado. “Que essa parceria da deputada com a UFMT continue para seguirmos avançando na construção da agroecologia”, disse.

A atividade na Fazenda também contou com participação da professora Rafaela, da UFMT campus Sinop, que desenvolve o Projeto Gaia. O projeto de extensão realizado pela educadora e estudantes apoia agricultores familiares da região Norte.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?