Conecte-se Conosco

Terceira Ciranda com pré-candidatas do PT debate planejamento, organização e mobilização para a campanha

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou neste sábado (11), pela manhã, da Terceira Ciranda de Saberes com as pré-candidatas do PT Mato Grosso (PT-MT) às eleições de 2020. Em pauta: planejamento, organização e mobilização para a campanha eleitoral. Além da palestra da deputada, o evento contou com apresentação da administradora e pós-graduada em Gestão e Políticas Públicas, Iara Cordeiro.

Em sua fala, Professora Rosa Neide destacou que é fundamental que as pré-candidatas façam na pré-campanha, o planejamento do processo eleitoral. Entre as dicas ela citou: a organização do grupo de apoiadores mais próximos para montar a coordenação e promover o planejamento da campanha.

Além do planejamento interno da campanha, Rosa Neide citou a importância do estudo das condições eleitorais em cada município. “Quantos eleitores tem a cidade, qual o potencial de votos do partido e de cada candidato e candidata, com qual público as candidatas irão dialogar. São temas que devem ser analisados agora na pré-campanha”, disse a deputada.

Por sua vez, Iara Cordeiro, fez uma análise histórica da participação da mulher na política. “No Brasil as mulheres conquistaram o direito ao voto somente em 1932, 400 anos após os homens”, disse. Com essa herança de desigualdade histórica, o Brasil chega em 2020 com as mulheres como maioria no eleitorado (52%), com 44% de participação nos partidos, mas com apenas 15% de eleitas para a Câmara dos Deputados.

Iara Cordeiro também citou quais as dificuldades que as mulheres enfrentam quando decidem disputar eleições. Questões como preconceito, estereótipos, machismo e patriarcado foram abordados por ela.

Como pontos positivos, comprovados em pesquisa, sobre os mandatos femininos, a palestrante apontou “a qualidade da produção legislativa, principalmente voltada para projetos sociais, saúde pública, educação e direitos humanos”. Ela citou ainda que estudos demonstram que as prefeitas são as que mais investem na melhoria da saúde pública e no combate à mortalidade infantil.

Financiamento eleitoral e as cotas para candidaturas de mulheres, defendidas pelo PT e garantidas na legislação recente, também foram abordados pelas duas palestrantes.

Ao final, as pré-candidatas puderem tirar dúvidas e dialogar com as palestrantes sobre suas perspectivas eleitorais para 2020.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?