Conecte-se Conosco

Um novo Fundeb é essencial para o avanço da educação no País, afirma Rosa Neide

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT), coordenadora adjunta de Educação da Bancada do PT na Câmara, e o deputado Waldenor Pereira (PT-BA), coordenador do Núcleo, se reuniram na quarta-feira (13), para discutir as pautas relacionadas ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Plano Nacional de Educação (PNE) e a proposta do desgoverno Bolsonaro de desvinculação do orçamento. A reunião contou com a presença do presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, do presidente da CNTE, Heleno Araújo, e da secretaria geral da entidade, Fátima Silva.

Para Rosa Neide, a proposta de desvinculação do orçamento fragiliza os entes federativos e representa um profundo retrocesso. “Todos os dias somos surpreendidos com novas ameaças à educação. Bolsonaro já deixou claro o desejo de desvincular os recursos da educação pública, ou seja, reduzir um serviço que brevemente poderá ou não ser ofertado”, denunciou.

De acordo com a deputada, estamos vivenciando um gigantesco quadro de fragilidade na arrecadação e gestão do fundo público. “Não podemos aceitar os desmandos do governo relacionados aos valores aplicados na saúde e educação. Diante desses retrocessos, um novo Fundeb é essencial para avanço da educação no País e a valorização dos docentes”, afirmou a deputada.

No fim da reunião, os parlamentares definiram estratégias para a discussão da proposta do novo Fundeb, as ações na Comissão de Educação, o encaminhamento dos recursos da área e os precatórios do antigo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?