Conecte-se Conosco

Viva o Sintep-MT pelos seus 54 anos de lutas, em defesa da Educação Pública

Publicado

em

Artigo*

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) completa neste dia 29 de junho, 54 anos de lutas, história, resistência e conquistas, em prol da Educação Pública. Tenho a honra de ser filiada ao Sindicato desde 1983 e ter ajudado a construir essa trajetória.

Fundado em 1965 como Associação Mato-grossense dos Professores Primários (AMPP), o Sindicato cresceu, se transformou em Sintep e passou a representar também, os Técnicos Administrativo Educacional (TAE) e Apoios Administrativo Educacional (AEE).

Desde sua criação, o Sindicato teve vários nomes. De AMPP, em 1971 passou a se chamar AMP (Associação Mato-grossense dos Professores). Dez anos depois, em 1981, cheguei em Arenápolis Mato Grosso com 17 anos de idade, proveniente de Amargosa, Bahia. Vim para dar aulas como professora normalista. Em 1983 me filiei a AMP.

Em 1985, dois anos após minha filiação e quatro anos após iniciar a carreira na Escola Pública em Mato Grosso, assumi a vice-presidência da AMP. No ano seguinte, em um Congresso Estadual da categoria, a AMP passou a se chamar Associação Mato-grossense de Profissionais da Educação (AMPE).

O nosso atual Sindicato, Livre, Democrático e de Luta passou a se chamar Sintep-MT em 1988, quando em Congresso Estadual da AMPE foi aprovada não somente a mudança de nome, como também a filiação à Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A trajetória do Sintep-MT é inigualável. Maior Sindicato de Mato Grosso, se mantém firme, desde a fundação, ao lado dos educadores e educadoras. As conquistas alcançadas pela luta, são exemplos até os dias atuais, para os Profissionais da Educação de todo o País.

A Lei Complementar (LC) 50 de 1998, que criou a carreira dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso, que engloba Professores, Técnicos e Apoio, com jornada única de 30 horas, trata-se de uma conquista histórica, que serve de baliza para a organização das carreiras da Educação Básica, em todo o território nacional. Essa conquista é fruto da luta do Sintep-MT.

Tenho a honra de ter contribuído para as conquistas da minha categoria. Entre 2007 e 2014, atuei junto com o ex-deputado Ságuas Moraes, no comando da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Nesse período promovemos um aumento real de 97,97%, ao subsídio dos profissionais da educação. Essa conquista foi fruto da luta da categoria e do diálogo permanente, que mantivemos com o Sindicato.

Outra conquista histórica da categoria, a Lei 510/2013 que garantiu a dobra do poder de compra, em um período de 10 anos, foi aprovada quando estava no cargo de secretária de estado de Educação. Essa Lei é fruto da negociação entre Seduc-MT, Sintep-MT, Assembleia Legislativa e Ministério Público (MP).

Atualmente, os profissionais da Educação da rede estadual estão em greve, e entre as pautas apresentadas está a reivindicação de que o governo Mauro Mendes cumpra a lei, e garanta a dobra do poder de compra aos subsídios da categoria.

Nessa luta, o meu lado é o lado dos professores e professoras e dos profissionais técnicos administrativos e apoio. Neste dia que o Sintep-MT comemora 54 anos, quero parabenizar a categoria pela garra e pela combatividade e exortar ao governador, para que respeite os educadores e educadoras e cumpra a lei.

Não há outro caminho possível para garantia de desenvolvimento sustentável, com melhoria da qualidade de vida da população, que não seja o caminho da Educação Pública. Por isso saúdo o Sindicato, por lutar cotidianamente por valorização profissional e por mais qualidade ao Ensino Público de Mato Grosso.

Viva o Sintep-MT, pelos seus 54 anos!

Professora Rosa Neide

Deputada Federal (PT-MT)

 

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?