fbpx
Conecte-se Conosco

Agosto lilás – Rosa Neide debate lei Maria da Penha com mulheres da região Oeste de MT

Publicado

em

A quinta Roda de Conversa virtual sobre a lei Maria da Penha e o combate a violência doméstica foi realizada nesta quinta-feira (26), com autoridades e militantes da região Oeste. O evento coordenado pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT), contou com palestra da defensora pública, Rosana Leite e participação das vereadoras: por Cáceres, Mazéh Silva (PT) e por Araputanga, Cleo Camargo (SD).

Rosana Leite apresentou o balanço dos 15 anos de implementação da lei Maria da Penha. “As medidas protetivas de urgência mais comuns e que tem garantido proteção as mulheres são: afastamento do agressor; suspensão da posse e porte de armas; pagamento de alimentos provisionais; e impedimento de venda de imóveis”, disse.

A defensora destacou a importância do diálogo com as mulheres para que conheçam a lei e seus direitos.

A vereadora Mazéh relatou as dificuldades vivenciadas pelas mulheres em Cáceres. “A delegacia de Mulheres fica fechada nos finais de semana e isso prejudica o acesso das vítimas de violência”, disse. Ela também citou que tem cobrado da prefeitura a abertura de espaços dentro das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Pronto Socorro destinados a atenderem as mulheres vítimas de violência.

Professora Rosa Neide afirmou o compromisso de seu mandato no combate a todas as formas de violência de gênero. A dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MT) e do Partido dos Trabalhadores, Angelina de Oliveira Costa destacou que os dados recentes de feminicídio e outras violências são alarmantes e por isso “mais do que nunca é preciso fazermos a luta pela vida das mulheres”.

Para Rosa Neide, os homens solidários e fraternos precisam apoiar as mulheres. Ela citou que tem cobrado a reativação dos investimentos do governo federal na construção da Casa da Mulher Brasileira, programa criado pelo governo Dilma para acolhimento das mulheres vítimas de violência, mas que foi abandonado por Temer e Bolsonaro.

A deputada também citou que cobrará do governo do Estado a implementação da política do aluguel social, para apoiar as mulheres. Por sua vez, a Roda também contou com fala do companheiro, Nelson Manoel, de Cáceres e participação de representantes de Mirassol D’Oeste e Jauru.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?