fbpx
Conecte-se Conosco

Agosto lilás – Rosa Neide debate lei Maria da Penha com mulheres de Alta Floresta e região

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) promoveu nesta segunda-feira (16), roda de conversa virtual com Mulheres de Alta Floresta e região. Em pauta os 15 anos da lei Maria da Penha e o agosto lilás, mês de debate, reflexão e combate à violência contra mulher. O evento contou com palestra da professora doutora da UNEMAT, Rosane Duarte.

“Cada uma e cada um aqui pode promover essa discussão. Mato Grosso se destaca negativamente entre os estados que mais agride mulheres. Por isso precisamos refletir e agir. Mulheres e homens fraternos e solidários juntos contra a violência e por igualdade de gênero”, afirmou.

A vereadora por Alta Floresta Professora Ilmarli Teixeira (PT) agradeceu à deputada pela promoção do debate. “Precisamos diminuir a desigualdade, os índices de violência e promover o bem estar das mulheres. Nos orgulhamos de ter a deputada Rosa Neide. A senhora é uma referência”, disse.

A doutora Rosane Duarte destacou que o Brasil é o quinto País mais violento com as mulheres. “O mais triste é que estão matando nossas meninas. As maiores vítimas de feminicídio possuem de 18 a 30 anos”, disse. Ela falou sobre as violências históricas tanto físicas, quanto simbólicas enfrentadas pelas brasileiras.

Sobre políticas públicas, Rosane citou que Alta Floresta conta com a Patrulha Maria da Penha, ferramenta que deve ser popularizada para o atendimento imediato das mulheres que estiverem sendo vítimas de violência.

Participante da reunião, Solange Arrolho citou as dificuldades vivenciadas pelas mulheres de Alta Floresta e o contexto de violência local. O ex-vereador e presidente do PT de Carlinda, Luiz Antônio afirmou que os homens precisam trabalhar fortemente contra o machismo.

A professora do IFMT de Alta Floresta, Betania Peixoto citou que promoverá debate sobre a temática. “Vou convidá-los e convidá-las para continuarmos esse debate com nossos alunos e alunas. Precisamos fortalecer a rede de enfrentamento a violência contra mulher”.

Além de Alta Floresta e Carlinda, a atividade contou com representações de Paranaíta e Nova Canaã do Norte.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?