fbpx
Conecte-se Conosco

Comissão de Educação acolhe requerimento de Rosa Neide e aprova Moção de Apoio ao INEP

Publicado

em

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quinta-feira (15), Moção de Apoio ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A moção se deve ao Requerimento 64/2021 de autoria da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), aprovado no colegiado.

O INEP é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). “Há mais de 84 anos é responsável, pela produção de evidências sobre a educação brasileira, indispensáveis ao planejamento, formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em todos os níveis educacionais e esferas federativas”, disse a deputada na justificativa do Requerimento que pede a aprovação da Moção.

Rosa Neide destaca que o INEP, como responsável pela produção de estatísticas educacionais e, também, por avaliações e pesquisas, vem cumprindo seu papel ao atuar como instituição de Estado, disponibilizando informações oficiais para os governos e para a sociedade civil.

A parlamentar defende que sejam legalmente assegurados ao INEP: independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes, autonomia financeira e carreiras próprias e típicas de Estado. “O Brasil precisa do INPEP forte”, afirmou Rosa Neide fazendo menção à nota da Associação dos Servidores do INEP (ASSINEP).

Reunião com ASSINEP

Rosa Neide se reuniu na segunda-feira (12) com o presidente da ASSINEP, Alexandre Retamal e com os servidores do Instituto: Adolfo de Oliveira, Renato Santos e Fábio Monteiro. Eles pediram apoio da parlamentar às demandas pelo fortalecimento do órgão.

A petista se colocou à disposição para defender e apoiar a importância do INEP como instituto de Estado.

A deputada ressalta que é o INEP, ‘o responsável por construir os indicadores para redistribuição de recursos do Fundeb, por exemplo. Esses indicadores visam a redistribuição de recursos do Fundo com prioridade na diminuição das desigualdades entre Estados e entre municípios, buscando promover educação de qualidade com equidade’.

Confira a Moção Aprovada e o Requerimento

Confira Nota da ASSINEP

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?