fbpx
Conecte-se Conosco

Comissão de Educação aprova substitutivo de Rosa Neide sobre levantamento e divulgação da demanda por vagas na Educação Infantil

Publicado

em

A Comissão de Educação da Câmara aprovou nesta quarta-feira (26), substitutivo da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), ao Projeto de Lei (PL) 2228/2020, que dispõe sobre a obrigatoriedade de criação de mecanismos de levantamento e divulgação da demanda por vagas no atendimento a Educação Infantil de 0 (zero) a 3 (três) anos.

Relatora do PL na Comissão, Rosa Neide apresentou parecer favorável com substitutivo, que estabelece que ‘o Distrito Federal e os Municípios, com apoio da União e dos Estados, realizarão, anualmente, levantamento da demanda de atendimento a Educação Infantil’.

O projeto define que ‘os resultados do levantamento da demanda por vagas na educação infantil de 0 (zero) a 3 (três) anos, bem como os métodos utilizados e os prazos concedidos para sua realização, serão amplamente divulgados, inclusive por meio eletrônico’.

Rosa Neide destaca em seu relatório, que em consonância com o que expressa a Constituição Federal, ao garantir supremacia à educação pública, “a expansão da oferta de vagas ocorrerá preferencialmente em instituições públicas e deverá levar em consideração a proximidade com a residência da criança”.

A expansão de vagas em creches em instituições de ensino que não são públicas ocorrerá em caráter complementar. “Complementarmente, a expansão da oferta de vagas na educação infantil ocorrerá por meio de convênios com escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas, ouvidos os órgãos competentes dos sistemas de ensino”, afirma o substitutivo apresentado pela relatora e aprovado na Comissão.

Clique aqui e leia o Parecer e o Substitutivo da deputada

Confira na íntegra a leitura do voto pela deputada

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?