fbpx
Conecte-se Conosco

Comissão de Educação debaterá nomeação de reitores das instituições federais

Publicado

em

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (4), o requerimento de autoria das deputadas Professora Rosa Neide (PT-MT), Margarida Salomão (PT-MG), Natália Bonavides (PT-PE) e outros parlamentares da bancada do PT, que solicitam a realização de audiência para debater o processo de nomeação de reitores das Instituições Federais de Ensino Superior. 

Segundo Rosa Neide, o governo Bolsonaro tem desrespeitado a comunidade acadêmica de todo o País ao nomear reitores que não foram escolhidos em consultas organizadas dentro das universidades por meio dos processos democráticos internos. “A experiência que foi construída dentro das universidades, e foi respeitada nos governos do ex-presidente Lula e da ex-presidenta Dilma, hoje não é considerada. Com as dificuldades pelas quais as universidades passam, a designação de um reitor sem legitimidade e sem respaldo da comunidade acadêmica só aprofundará a crise”, afirmou. 

A atividade contará com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub; o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), João Carlos Salles; o presidente da União Nacional dos Estudantes(Une), Iago Montalvão; o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica (Conif), Jeronimo Rodrigues; o coordenador geral da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores em Universidades Brasileiras (Fasubra), Antônio Alves; representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN).

Assessoria de Imprensa

Tags:, , , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?