Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide acompanha educadores indígenas em reunião na Seduc-MT

Publicado

em

Foto: Carlos Maranhão

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e o deputado estadual Valdir Barranco (PT) acompanharam educadores de cinco etnias em audiência na quarta-feira (27), com a secretária de Estado de Educação (Seduc-MT), Marioneide Kliemaschewsk, em Cuiabá. Os indígenas apresentaram demandas que foram acolhidas pela secretária cuja resolução será acompanhada pelos parlamentares.

Entre as solicitações está a retomada do ensino médio por Alternância na Escola Indígena da comunidade Urubu Branco, da etnia Tapirapé, em Confresa. De acordo com o diretor da Escola, Denivaldo Tapirapé, a Educação por Alternância foi retirada pela gestão anterior do Estado. “Agora nossos adolescentes e jovens precisam fazer longas viagens de ônibus para cursarem o ensino regular numa escola urbana. Isso tem prejudicado a comunidade. Queremos a retomada da Alternância por ser uma oferta de ensino que condiz com a nossa realidade”, disse.

O educador Olegário Xavante solicitou melhorias na estrutura física das escolas da Terra Indígena São Marcos, na região de General Carneiro e Barra do Garças e a liberação para contratação de dois vigilantes para cada unidade de ensino. A contratação de educadores indígenas, que são formados pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), a revogação da exigência de que as salas anexas das unidades de ensino tenham que ter no mínimo 10 alunos e a melhoria do fornecimento de internet nas Escolas, também foram solicitadas.

A Professora Rosa Neide informou que o mandato dela está à disposição dos povos indígenas. Segundo a deputada, quando ela e o ex-deputado Ságuas Moraes atuaram na Seduc-MT mais de 80 escolas indígenas foram construídas com recursos do Ministério da Educação (MEC), a Secretaria garantiu a formação e qualificação dos profissionais por meio de cursos de licenciatura plena e bacharelado intercultural Indígena e o Conselho de Educação Escolar Indígena se reunia com regularidade.

“Trabalhamos fortemente pela melhoria da educação indígena e estou em Brasília a disposição da Seduc na luta para que o MEC volte a fazer convênios para liberação de recursos, assim como fazíamos na nossa gestão”, finalizou a deputada.

Assessoria de Imprensa

Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?