Conecte-se Conosco

Deputada participa de Seminário sobre reorganização do calendário escolar promovido pelo Sintep-MT

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quinta-feira (28) do I Seminário Virtual para debater o Direito a Aprendizagem, Currículo e Reorganização do Calendário Escolar em tempos de Pandemia. O evento foi coordenado pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep), Valdeir Pereira.

Rosa Neide destacou que o governo Bolsonaro encaminhou para a Câmara dos Deputados a Medida Provisória (MP) 934, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da covid-19. Entre as medidas esta a desobrigação do cumprimento ao mínimo de dias de efetivo trabalho escolar, desde que cumprida a carga horária mínima anual.

A petista citou que os parlamentares apresentaram mais de 260 emendas à MP, entre elas a que suspende o contrato dos profissionais da educação. Tem outras emendas que pretendem implantar o Ensino À Distância (EAD) na educação básica.

“Temos de ficar atentos para que esses absurdos não passem à pretexto da pandemia”, destacou a deputada. Ela citou ainda que neste momento necessário de suspensão das aulas os professores devem seguir trabalhando na formação continuada, preparando o retorno das aulas.

Não é à toque de caixa ou no improviso que as aulas vão voltar. É preciso planejar essa retomada, porque em primeiro lugar temos de garantir a vida e a saúde das pessoas. Até que as autoridades sanitárias autorizem o retorno os profissionais devem seguir se atualizando, auxiliando às comunidades e que esse momento sirva de reflexão sobre qual mundo queremos, para que essas questões sejam discutidas com os estudantes”.

“A petista disse ainda que o calendário escolar não precisa coincidir com o calendário civil. A priorização deve ser a qualidade do ensino aprendizagem”, disse. O seminário contou ainda com a participação da vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marlei Fernandes; do representante da Internacional da Educação (IE), Roberto Leão; da doutora Márcia Aguiar da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e dos deputados estaduais do PT: Valdir Barranco e Lúdio Cabral.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?