fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada requer audiência na Câmara para debater demarcação da Terra Indígena Piripkura

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou na sexta-feira (30) requerimento na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, para realização de audiência pública visando tratar de demandas do povo Piripkura, cuja Terra Indígena está localizada entre os municípios de Rondolândia e Colniza (MT). A reunião deve ser realizada em parceria com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas.

A audiência visa debater a demarcação da Terra Indígena dos Piripkura. De acordo com dados do Instituto Socioambiental, a Terra dos Piripkura foi a mais desmatada com presença de povos isolados em 2020, totalizando, 962 hectares desmatados, sendo 95% concentrados apenas entre agosto e dezembro.

“Em janeiro de 2021, a destruição continuou: o monitoramento encontrou 375 hectares derrubados apenas no primeiro mês do ano. Entre 2020 e 2021, a terra indígena perdeu o equivalente a 1.340 estádios de futebol.”, diz a deputada no Requerimento.

Rosa Neide pede que sejam convidados para a audiência os seguintes representantes: Ministério Público Federal em Mato Grosso/MT (MPF), procurador Ricardo Pael; Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato (Opi); Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB); ex-coordenador geral de índios isolados e de recente contato da Funai, Elias Bigio; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Clique aqui e confira o Requerimento na íntegra

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?