fbpx
Conecte-se Conosco

Mandato da deputada recebe demandas de representantes do Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu

Publicado

em

O mandato da deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu em Brasília com representantes do Instituto de Pesquisa Etno-Ambiental do Xingu (IPEAX), liderados pelo cacique Anuiá Amarü. Na ocasião, pediram apoio da deputada para a realização do Kuarup na aldeia Yawalapíti, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso. A cerimônia acontecerá nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2021.

Professora Rosa Neide apresentou na Câmara o Projeto de Lei (PL) 6177/2019, que estabelece o reconhecimento do Kuarup, como manifestação da cultura nacional. O PL está em tramitação na Comissão de Cultura.

De acordo com a deputada, o reconhecimento pela União do mais importante ritual indígena xinguano, está em consonância com a Constituição Federal, que em seu artigo 215, parágrafo primeiro, determina como “obrigação do Estado proteger as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional”.

Os representantes da IPEAX também solicitaram apoio da deputada para distribuição de cestas básicas aos indígenas internados com Covid-19. O mandato formalizará a solicitação junto ao governo do Estado.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?