fbpx
Conecte-se Conosco

Nota de pesar – Dom Juventino Kestering

Publicado

em

 

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) vem a público lamentar profundamente o falecimento do bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Juventino Kestering, ocorrido neste domingo (28). O bispo estava internado em um Hospital de Rondonópolis desde a metade deste mês de março, para tratamento da Covid-19.

Nascido no dia 19 de maio de 1946, na cidade de São Ludgero em Santa Catarina, Dom Juventino assumiu o comando da Diocese em março de 1998, substituindo o então bispo Dom Osório Stoffel, que havia se aposentado.

Discreto e carismático, Dom Juventino era um defensor fervoroso das causas ambientais. O religioso lutou pela preservação do Pantanal. Ele costumava celebrar missas nas comunidades ribeirinhas do bioma e nos últimos anos vinha denunciando a degradação dos rios que formam o Pantanal.

No dia 08 de outubro de 2020, Dom Juventino participou de audiência da Comissão Externa da Câmara, que investiga as queimadas em biomas brasileiros. Na ocasião, ele cobrou ações imediatas e planejamento para reversão da degradação do Pantanal, como a recuperação das nascentes dos rios e a instalação de brigadas permanentes de combate aos incêndios.

Professora Rosa Neide destaca que Dom Juventino era um parceiro de primeira hora na luta pela preservação do meio ambiente. “Ano passado ele estava muito triste e preocupado com os incêndios no Pantanal. Dom Juventino sempre defendeu os direitos humanos, as causas sociais e ambientais. Quando criamos a Comissão para investigar os incêndios, ele se prontificou na primeira hora a nos ajudar no trabalho em defesa do Pantanal”, disse.

Neste momento de dor e tristeza, a parlamentar manifesta sua solidariedade à comunidade católica de Rondonópolis, Guiratinga e região, aos amigos, amigas, companheiros e companheiras na fé, de Dom Juventino. “É uma perda irreparável para todos nós”, lamentou Rosa Neide.

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?