fbpx
Conecte-se Conosco

Núcleo de Educação reforça importância da mobilização contra a reforma administrativa

Publicado

em

Parlamentares que compõem o Núcleo de Educação e Cultura do PT no Congresso e representantes de entidades educacionais debateram nesta segunda-feira (05), a tramitação da reforma administrativa (PEC 32/2020). O debate foi coordenado pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e pela vice-presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Fátima Silva.

Na ocasião, as assessoras técnicas da bancada do PT na Câmara, Clara Lis Coelho e Eneida Dultra fizeram um balanço do andamento dos trabalhos na Comissão Especial, que tem debatido à PEC.

De acordo com Clara Coelho, o prazo de apresentação de emendas se encerra na próxima quarta-feira (07), e o esforço dos deputados do PT que participam da Comissão é pela coleta de assinaturas para que as seis emendas apresentadas pelo partido sejam protocoladas.

Professora Rosa Neide reforçou a necessidade da bancada e das entidades divulgarem as emendas apresentadas, bem com ajudarem na coleta das assinaturas.

Eneida Dultra informou que o plano de debates da Comissão já foi aprovado e que a bancada do PT, bem como dos partidos de Oposição apresentaram sugestões de temas para serem debatidas. “O objetivo da bancada petista é prolongar os debates”, disse a assessora.

Fátima Silva destacou que o cenário ideal seria o arquivamento da PEC. Entretanto, o deputado Rogério Correia (PT-MG), que coordena a bancada na Comissão Especial, destacou que apesar da conjuntura desfavorável para o governo na CPI da Covid-19, conduzida pelo Senado, a base aliada de Bolsonaro na Câmara não abrirá mão da reforma administrativa.

“Não há nenhum movimento deles (base do governo) para paralisar a reforma. Quanto mais os desmandos desse governo são revelados pela CPI, mais o mercado financeiro exige e o Centrão entrega. Eles querem entregar os recursos da saúde e da educação para a iniciativa privada. É muito dinheiro e o mercado está avido por essa reforma, para colocar a mão nesses recursos do orçamento público”, denunciou Rogério Correia.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC) corroborou a fala de Correia ao afirmar que “somente a pressão popular pode barrar essa PEC do desmonte do Estado Brasileiro”.

Centenário de Paulo Freire

Ainda na reunião, o representante do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), professor Luiz Dourado relatou o trabalho preparatório para realização do Seminário, em comemoração ao centenário de Paulo Freire, bem como para o lançamento do livro em homenagem ao educador. Ambas atividades organizadas pelo Núcleo estão previstas para o mês de setembro.

O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), os representantes da Comissão de Assuntos Educacionais do PT (CAED-PT), ex-deputado, professor Carlos Abicalil e professora Selma Rocha, o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Antonio Lacerda e assessores das bancadas petistas da Câmara e do Senado também participaram da reunião.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputado Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?