Conecte-se Conosco

Rosa Neide cobra do governo federal a criação de gabinete de crise para coordenar combate às chamas no Pantanal

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta terça-feira (22) da primeira reunião virtual, da sala de avaliação da seca no Pantanal. A atividade foi organizada pela direção da Agência Nacional de Águas (ANA) e contou com a participação de gestores do governo federal e dos governos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Coordenadora da Comissão Externa da Câmara de investigação e acompanhamento das queimadas no País, a parlamentar ressaltou as pesquisas feitas pelos institutos de meteorologia e apresentadas na reunião, que apontaram para ausência de chuvas na bacia do Pantanal nas próximas três semanas.

“A situação é dramática, porque o fogo está fora de controle e se não chover o bioma continuará sendo devastado pelo fogo”, disse. Ao destacar a falta de chuvas a petista voltou a cobrar participação efetiva do governo federal no combate às chamas.

“Essa reunião da ANA é muito importante para discutirmos a questão do baixo volume hídrico dos rios do Pantanal, mas quero saber se tem algum integrante do Ministério da Casa Civil na sala. Quero saber se a Casa Civil vai instalar um gabinete de crise para coordenar as ações do combate ao fogo que continua destruindo o Pantanal, nessa que é a maior queimada do bioma em toda a história”, cobrou.

A petista citou que junto com deputados que compõem a Comissão Externa realizou diligência in loco no Pantanal e percebeu a ausência do governo federal. “Conversamos com o comando da Marinha, que está com dois helicópteros na região. Pelo exército há 13 oficiais, mas é muito pouco para o tamanho do desastre”, disse.

Dados meteorológicos que apontam para prolongamento da seca no Pantanal foram apresentados por representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?