Conecte-se Conosco

Rosa Neide se reúne com Chiquitanos e defende o respeito à posse de suas terras

Publicado

em

 

 

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta segunda-feira (16), em Cuiabá, com os caciques: Mariano Cezário, José de Arruda e Vitor Ronaldo; com a educadora, Maria Isabel Rup e os líderes Benedito Santana e Alexandra Leite, do povo indígena Chiquitano. Eles solicitaram apoio da deputada contra os retrocessos impostos pelo governo federal na demarcação das terras e na educação escolar indígena. O encontro contou com a participação do líder da Fepoint, Soilo Urupe.

Os indígenas citaram que suas terras estão sendo invadidas por criadores de gado e produtores rurais. As invasões ocorrem desrespeitando as leis e as normas de tratados internacionais. “Eles promovem destruição da vegetação nativa e contaminação dos nossos rios”, denunciaram.

A parlamentar citou que o Supremo Tribunal Federal já garantiu a posse das terras indígenas demarcadas após 1988. “Essa decisão deveria ser respeitada pelos produtores rurais, criadores e governos. É um absurdo essas invasões das terras indígenas”, disse.

Rosa Neide comprometeu-se em levar as preocupações dos Chiquitanos para a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, assim como ao Ministério Público Federal, pois, segundo ela, “a garantia da demarcação das terras indígenas significa dignidade e respeito com os povos originários de Mato Grosso e do Brasil”, disse.

Sobre a pauta da educação, Professora Rosa Neide defendeu que os índios devem compor os órgãos estaduais que deliberam sobre o ensino indígena. Citou, por exemplo, que a escolha do material didático e as metodologias de ensino utilizadas nas escolas indígenas não podem acontecer sem a participação dos povos originários. “Cada etnia possui especificidades que devem ser respeitadas”, finalizou.

Assessoria de Imprensa

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?