Sugestão de medidas a serem tomadas durante a pandemia de Covid-19
Sugestão de medidas a serem tomadas durante a pandemia de Covi-19.
O Poder Público( integração estado e município) deve chamar para si o processo de coordenar, controlar e comunicar;
1- Coordenar
Criar um conselho consultivo para assuntos da pandemia , com as representações do governo, sociedade civil organizada e representantes da justiça. ( de preferência coordenado por um sanitarista ou infectologista);
- Reuniões diárias do Conselho,
- Análise dados,
- Calendário de reuniões com os mais diversos segmentos (igrejas, comercio, clubes de serviços…)
- Formação de agentes públicos para atuar durante a pandemia (Saúde, educação, ação social, segurança…)
- Definição das ações por cada segmento de governo e da sociedade civil que se dispuser a ajudar.
2-Controlar
- O controle se dará com efetividade com o trabalho coletivo, governo e sociedade, com transparência de dados e informações, com protocolos pactuados e fortemente acompanhados pelas autoridades,
- Cada protocolo deve ser publicizado gradativamente, de acordo com a situação local: algumas ações devem ser divulgadas e exigidas em qualquer lugar, mascara, higienização, desinfecção de locais públicos, suspensão de atividades não prioritárias, entre outras ações.
- Para maior controle, evitando a utilização de leitos hospitalares a Vigilância Sanitária pode intensificar a orientação sobre a necessidade do isolamento social, indicando inclusive a montagem de casas de apoio para a quarentena daqueles e daquelas que estão assintomáticos. (Exemplo bem-sucedido no estado da Bahia).
3 – Comunicar
- A comunicação é o instrumento de conscientização social, que diante de uma boa coordenação, de ações eficientes de controle, pode garantir a população um comportamento adequado em tempos de pandemia,
- Rádio, sites e TV local, quando houver, devem ser os parceiros de primeira hora para que o Conselho ou Comitê diariamente informe a população os dados e os protocolos a serem observados,
- Reuniões virtuais, por segmentos, orientando e repassando documentos que melhorem a compreensão de toda a comunidade,
- Serviços on-line e atendimento telefônico: Criar canais de comunicação, com informações de serviços, que facilitam a vida da população e evitam o atendimento presencial,
- Orientar a criação de sites para a comercialização online, especialmente de produtos artesanais e da agricultura familiar (o apoio das Escolas, Universidades e Institutos Federais é de fundamental importância,
- Criar um canal de comunicação dos professores com as famílias dos estudantes da educação básica, para que os mesmos colaborem no monitoramento da população e ajude a divulgar os protocolos orientativos.
Esse material é uma contribuição da deputada federal Professora Rosa Neide (PT), a partir das experiências positivas em outros países.