fbpx
Conecte-se Conosco

‘Tem recurso para orçamento secreto, mas não tem para efetivar o Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal’, denunciou Rosa Neide

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta sexta-feira (21), de audiência na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da Câmara. A parlamentar relatou o drama vivenciado pelo Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), que ainda não foi efetivado devido aos cortes do governo federal no orçamento do Ministério de Ciência e Tecnologia.

‘O INPP foi criado em 2012 para produzir pesquisas e dados científicos sobre o bioma Pantanal. Possui um prédio dentro do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, mas infelizmente conta apenas três bolsistas. Não tem autonomia administrativa e nem financeira. Ano passado o Pantanal sofreu com queimadas, esse ano corre o mesmo risco porque as chuvas foram poucas e pararam cedo, então esse é o momento que mais precisamos do INPP’, disse.

Entretanto, a deputada disse que se reuniu com o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, que declarou não ter orçamento para efetivar o Instituto. “Não tem orçamento e disse que a Pasta está trabalhando com 40% dos pesquisadores necessários. Enquanto isso, a gente vê orçamento secreto para emendas extras e remanejamento de recursos fazendo cortes na ciência e da educação”, denunciou.

Clique abaixo e confira o discurso na íntegra

 

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?