fbpx
Conecte-se Conosco

Primeira sessão presidida por Rosa Neide na Cultura tem aprovação de requerimentos e homenagem

Publicado

em

Na primeira reunião coordenada pela nova presidenta da Comissão de Cultura, deputada federal Professora Rosa Neide (PT), o colegiado aprovou cinco requerimentos.

A Comissão também acolheu e encampou ofício enviado pelos Fóruns Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura e Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados.

O ofício destaca que ”em razão do tempo exíguo para a realização das Conferências de Cultura, seja na esfera municipal e estadual, e preparação para a realização da 4a. Conferência Nacional de Cultura, os Fóruns Nacionais, representando os gestores estaduais e municipais, encaminharam hoje, 20/04, carta a Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, entendendo que não ter mais condições de realizar a Conferência Nacional em 2022”.

O documento destaca ainda que os Fóruns trabalharão para realizar as Conferências de Cultura em 2023. A Comissão apoiará a iniciativa.

Confira abaixo os Requerimentos aprovados.

1-

REQUERIMENTO Nº 1/2022 – da Sra. Professora Rosa Neide – que “requer seja aprovada a produção do Relatório Anual da Comissão de Cultura”

2 –

REQUERIMENTO Nº 2/2022 – da Sra. Professora Rosa Neide – que “solicita que sejam instituídos os “Manifestos Culturais” como atos culturais promovidos por esta Comissão e requerido ao presidente da Câmara dos Deputados autorização para utilização de espaços desta Casa para realização dos eventos culturais da Comissão de Cultura”.

3 –

REQUERIMENTO Nº 3/2022 – da Sra. Professora Rosa Neide – que “solicita que sejam instituídos os encontros denominados “Expresso 168” da Comissão de Cultura com Gestores, Produtores e Artistas para debater a política cultural como espaço permanente de diálogo”.

4 –

REQUERIMENTO Nº 6/2022 – da Sra. Benedita da Silva – que “requer a realização de Audiência Pública desta Comissão, a fim de debater a situação do sitio arqueológico Cais do Valongo e do Centro de Pesquisa e Acervos que deve ser construído nas Docas, zona portuária do Rio de Janeiro/RJ”.

5 –

REQUERIMENTO Nº 7/2022 – da Sra. Benedita da Silva – que “requer a realização de Audiência Pública desta Comissão, a fim de debater sobre a memória do povo negro brasileiro a partir do documentário Sankofa, A África que te Habita, quando aborda as condições do período da escravidão dos povos africanos, o papel das navegações, a contribuição cultural da África para o Brasil”.

A sessão também contou com homenagem à deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), que presidiu a Comissão de Cultura, em 2019. Na ocasião houve o descerramento de placa com o rosto da parlamentar.

Clique aqui e confira o ofício

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?
×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?