fbpx
Conecte-se Conosco

Em audiência pública, educadores defendem mudanças nas atuais Diretrizes para formação de professores

Publicado

em

 A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública na quinta-feira (10), para debater as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores. A deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) coordenou o debate.

A presidenta da Associação Nacional de Formação de Profissionais da Educação (Anfope), Suzane da Rocha Gonçalves, ressaltou que desde a aprovação das diretrizes em 2019 “temos pautado que elas não respondem às nossas necessidades de formação de professores. Nossa base de formação deve ser comum nacional e não com currículo mínimo”.

Suzane disse ainda que “é preciso respeitar a autonomia das Instituições na construção de seus currículos, com gestão democrática como princípio”. Nesse sentido defendeu a revogação das Resoluções número 02 de 2019 e 01 de 2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que estabeleceram as atuais diretrizes para formação de educadores.

A diretora financeira da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Míriam Fábia Alves, informou que “as diretrizes número 02 de 2015, propôs formação inicial, continuada e valorização dos profissionais da educação. Por sua vez, as diretrizes de 2019 e 2020 não nos representam”, disse. Ela destacou ainda o papel da deputada Rosa Neide na equipe de transição do próximo governo Lula, no sentido de levar a pauta das entidades.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo afirmou que a meta 15 do Plano Nacional de Educação (PNE) deve garantir a política nacional de formação dos profissionais da educação. “Não podemos aceitar a continuidade da precarização da formação de professores e da ausência da formação dos profissionais da escola. A atual gestão do MEC tem ofertado cursos aligeirados sem perspectiva nenhuma da formação preconizada no PNE”, disse.

Durante o debate também houve o lançamento do livro: Paulo Freire, Perspectivas e realidades para além da pandemia. O livro construído pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), sob coordenação da deputada Rosa Neide e foi apresentado pelo diretor da Associação Nacional de Política e Administração em Educação (ANPAE), Luiz Dourado.

“Paulo Freire nos deu exemplo de educação acolhedora. Na pandemia nosso País não fez o dever de casa em acolher nossos estudantes, para que não evadissem. Esse livro traz essas reflexões”, disse a deputada.

A audiência contou ainda com participação do reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes; do representante do CNE, Luiz Curi; da coordenadora do Colegiado de Pró-reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior, Maria do Socorro de Lima; da representante do Movimento em Defesa da Pedagogia, Lisete Jaehn; da senadora eleita Tereza Leitão (PT-PE); entre outros.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá, vamos conversar?
×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?