Comissão de Educação da Câmara ouvirá nessa quarta-feira presidente do INEP – instabilidade no Instituto ameaça ENEM 2021


Pinterest/Divulgação
Parlamentares que compõem a Comissão de Educação da Câmara ouvirão na quarta-feira (10), às 8h (7h de MT) o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Danilo Dupas Ribeiro. A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) é uma das autoras do requerimento que convocou Dupas a prestar esclarecimentos na Comissão.
Entre os temas que Rosa Neide e os demais parlamentares indagarão refere-se ao pedido de exoneração coletiva, de 33 servidores do INEP. Desses, 29 são responsáveis pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A exoneração coletiva ameaça os procedimentos para realização do ENEM 2021, agendado para o final de novembro.
Servidores vem denunciando fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do INEP.
Dupas é ligado ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. Em audiência na mesma Comissão de Educação em junho, ele declarou que o ministro pediu acesso prévio a prova do ENEM “para garantir que ela seja técnica”. Em julho, Ribeiro compareceu à Comissão e negou intenção de censurar o conteúdo das provas.
Os cortes sucessivos de recursos orçamentários do INEP, também serão questionados pelos parlamentares.
O que?
Audiência na Comissão de Educação com o presidente do INEP, Danilo Dupas.
Quando?
Quarta-feira (10), às 8h de Brasília.
Pauta
Exoneração de servidores do INEP responsáveis pelo ENEM e desestruturação do Instituto.
Acompanhe pela TV Câmara.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Audiência ComissãoDeEducação PresidenteDoINEP ENEM AmeaçaAoENEM CorteDeRecursos ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT