Deputada Rosa Neide apresenta Plano de Trabalho de investigação por quebra de decoro contra Daniel Silveira (PSL-RJ)
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou nesta terça-feira (04), Plano de Trabalho da investigação referente ao processo no Conselho de Ética contra o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), por quebra de decoro parlamentar. A deputada é relatora do processo oriundo de representação apresentada contra o parlamentar pelos partidos: PSOL, Rede e PSB.
Na representação 08/21, os partidos denunciaram o deputado no Conselho por ter postado vídeo nas redes sociais, em 2019, com ameaças a manifestantes contrários ao governo Jair Bolsonaro (Sem partido), identificados como antifascistas.
No vídeo postado no Twitter, Silveira usa diversos palavrões para se referir aos manifestantes antifascistas. O parlamentar diz que há muitos policiais armados participando de atos em defesa do governo, e diz torcer para que um dos opositores tome um tiro “no meio da caixa do peito”.
No dia 22 de março o Conselho aprovou por 11 votos favoráveis, 02 contrários e nenhuma abstenção parecer da relatora pela admissibilidade da denúncia contra o deputado.
Plano de Trabalho
No Plano apresentado nesta terça-feira, Professora Rosa Neide apresentou os prazos de investigação e de apresentação da defesa.
A relatora cita que as imputações contra Silveira incluem as supostas ameaças proferidas aos manifestantes contrários ao governo Bolsonaro; pronunciamento na tribuna da Câmara negando o genocídio da população negra no Brasil; afirmação de que a Covid-19 idiotizaria as pessoas; ofensas aos ministros do Supremo Tribunal Federal em 26 de setembro de 2019; e apresentação de Projeto de Lei para tipificar como terrorismo os grupos antifascistas.
Confira a apresentação da deputada na Conselho de Ética
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:PlanoDeTrabalho Investigação ConselhoDeÉtica QuebraDeDecoro DanielSilveira Relatora DeputadaRosaNeide ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT