Deputada Rosa Neide é contra a militarização da Escola Estadual Vitória da Riva, em Alta Floresta
A busca de melhorias para a Escola Estadual Vitória Furlani da Riva foi pauta de reunião virtual, nesta sexta-feira (05), entre a deputada federal Professora Rosa Neide (PT), o deputado estadual Valdir Barranco (PT), gestores e professores da unidade de ensino.
A deputada se colocou contrária à possibilidade da unidade se transformar em Escola cívico-militar. Os gestores escolares também são contrários à militarização que vem sendo proposta pelo governo do Estado.
“A Polícia pode e deve ser parceira da Escola, parceira da direção da Escola, atuando na segurança do entorno da unidade de ensino, fazendo trabalho preventivo e promovendo sensação de segurança na comunidade. Mas a polícia não pode assumir a gestão pedagógica da Escola”, disse Rosa Neide.
Segundo a deputada, a educação das crianças e jovens tem que ser libertadora, democrática, laica, plural e despida de qualquer forma de preconceito. Muitos desses princípios, segundo ela, não são confessados pelo pensamento militar.
Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (AL-MT), o deputado Barranco defendeu o fortalecimento da gestão pedagógica da Escola Vitória. “Fortaleçam os projetos que vocês já desenvolvem, construam novos projetos com a comunidade. Essas ações são importantes e comprovam que uma boa escola não é sinônimo de militarização”, disse.
A diretora da unidade de ensino, Deysi, agradeceu os parlamentares pelo espaço de diálogo e destacou que o Estado precisa promover o debate sobre a militarização das Escolas e não fazer a mudança sem consulta às comunidades escolares.
O professor Elie Ivanoff e a professora Renata Sobrinho também participaram da reunião.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:EscolasEstaduais Militarização ReuniãoVirtual Direção EscolaVitóriaFurlani AltaFloresta NãoàMilitarização DeputadoBarranco ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT