Deputada Rosa Neide participa de Comissão Especial que dará parecer ao novo FUNDEB
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) foi indicada nesta quarta-feira (08.05), pelo bloco de Oposição na
A Comissão foi constituída na terça-feira (07.05) pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) e deverá realizar no final da tarde desta quarta sua primeira reunião, ocasião em que serão escolhidos o presidente ou presidenta e o relator ou relatora. A Proposta de Emenda à Constituição do novo FUNDEB está em tramitação na Câmara desde 2015 e precisa ser aprovada no Congresso Nacional até 2021, quando vence a vigência do atual fundo.
Responsável por contribuir no financiamento da Educação Básica em todos os Estados e municípios do País, o FUNDEB foi lançado pelo ex-presidente Lula em 2005 e aprovado no Congresso Nacional em 2007. O Fundo com vigência de 15 anos garantiu pela primeira vez na história do País financiamento público para toda a Educação Básica: da creche ao Ensino Médio.
O FUNDEB é constituído por 20% de uma cesta de impostos e transferências constitucionais de Estados e municípios e de 10% de complementação da União. Entre eles, os fundos de participação dos Estados e municípios (FPE e FPM), o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Produtos Industrializados e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Professora Rosa Neide defende à proposta do novo FUNDEB, o aumento no percentual de repasse da União de 10 para 40%. Com esse aumento, além dos 9 Estados que já recebem complementação financeira do governo federal outros 11 Estados passariam a receber mais recursos para a Educação Básica, incluindo Mato Grosso.
O valor de repasses do FUNDEB a Estados e municípios para 2018 é de R$ 148 Bilhões.
Assessoria de Imprensa
1 Comentário