fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Rosa Neide pede ao presidente do Congresso Nacional devolução da MP que destrói o ProUni

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou na quinta-feira (09), ofício ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pedindo a imediata devolução ao governo da Medida Provisória (MP 1.075/2021), que destrói o Programa Universidade para Todos (ProUni).

O ofício também foi assinado pelos deputados: Túlio Gadelha (PDT-PE), José Guimarães (PT-CE) e Bohn Gass (PT-RS), pela deputada Tábata Amaral (PSB-SP) e pelo senador Paulo Rocha (PT-PA).

De acordo com os parlamentares, a MP “não atende aos requisitos formais e materiais de constitucionalidade necessários à sua continuidade e validade jurídica” (Confira abaixo).

Emendas

Professora Rosa Neide também apresentou duas emendas modificativas ao texto da MP 1.075, visando reduzir danos.

A primeira emenda pede a supressão de trecho da MP, que “estabelece que o Ministério da Educação poderá dispensar a apresentação de documentação que comprove a renda familiar mensal bruta per capita do estudante e a situação de pessoa com deficiência, desde que a informação possa ser obtida por meio de acesso a bancos de dados de órgãos governamentais; e que o Ministério da Educação estabelecerá os critérios de dispensa da apresentação da documentação”.

De acordo com a deputada, os bancos de dados de órgãos governamentais são insuficientes para evitar fraudes ou equívocos na execução de políticas públicas, de modo que “a MP abre uma janela de oportunidades para a materialização de fraudes ou equívocos, em detrimento dos estudantes que de fato devem ser contemplados com bolsas integrais ou parciais do ProUni”.

A segunda emenda pede a supressão de trecho da MP, que abre a possibilidade de estudantes que cursaram ensino médio em escolas privadas terem acesso a bolsas do programa.

Clique aqui e confira pedido de devolução da MP

Clique aqui e confira primeira emenda supressiva

Clique aqui e confira segunda emenda supressiva

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?