Deputada Rosa Neide se reúne com representantes do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu virtualmente nesta sexta-feira (19), com os técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal (INPP), Alessandro Galvão, Yule Shimano e o bolsista Thiago Semedo. Eles pediram apoio para a estruturação do INPP.
Os técnicos informaram que o INPP foi criado por lei há sete anos e trata-se de uma Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mas que ainda não possui autonomia financeira e estrutura necessária, para desenvolver plenamente sua missão de fazer pesquisas sobre o bioma pantanal.
“Nosso prédio está localizado no campus da UFMT, em Cuiabá, em um terreno cedido pela Universidade onde foi construída nossa estrutura, mas nossa vinculação é com o MCTI. Temos quatro laboratórios grandes que precisam de investimentos, mas não temos estrutura financeira”, disse Alessandro Galvão.
Thiago Semedo informou que apesar das dificuldades e falta de estrutura para abrigar mais pesquisadores, o INPP está desenvolvendo pesquisa sobre perdas de animais em decorrência dos incêndios no bioma, em 2020, bem com pesquisas com populações tradicionais do pantanal.
Eles pedem que o governo federal garanta os recursos necessários para funcionamento do INPP, bem como a estruturação da Unidade, com coordenação própria e lotação local, visto que como não há autonomia nem orçamento específico o Instituto possui apenas quatro pesquisadores. Os poucos servidores estão lotados no Museu Emílio Goeldi (MPEG/MCTIC), localizado no Pará.
Professora Rosa Neide acolheu à demanda dos pesquisadores e destacou que trabalhará visando agendar uma audiência da bancada federal de Mato Grosso, com o Ministério da Ciência e Tecnologia para buscar a estruturação do Instituto. “Ter um Instituto de Pesquisas do Pantanal aqui em Cuiabá é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e da ciência relacionada ao bioma e para garantirmos ações de preservação. Por isso é muito importante que o INPP tenha a estrutura necessária para fazer seu trabalho”, afirmou.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Reunião Técnicos INPP PesquisaPantanal MatoGrosso Cuiabá MinistérioCiênciaTecnologia Estrutura ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT