Professora Rosa Neide defende luta dos Povos Indígenas contra o marco temporal
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) discursou nesta quinta-feira (09) na Câmara, em defesa dos povos indígenas que estão em luta contra a tese do marco temporal, que está em votação no Supremo Tribunal Federal (STF). A parlamentar também voltou a criticar as marchas golpistas promovidas por Bolsonaro.
A tese do marco temporal estabelece que apensas as Terras Indígenas ocupadas até 1988, data da promulgação da Constituição serão passíveis de demarcação. Caso seja reconhecida pelo STF promoverá um ataque sem precedentes aos direitos originários dos povos indígenas.
Em audiência conjunta das Comissão de Direitos Humanos e Minorias e de Defesa dos Direitos da Mulher, que debateu “Violações e violências contra as mulheres indígenas no Brasil”, Rosa Neide destacou a luta pelas Terras Indígenas e pela preservação da cultura que vem sendo travada pelos povos originários, especialmente as mulheres.
“Todo atentando que Bolsonaro fez no dia 07 fez por causa do Marco Temporal, fez porque quer calar o Supremo, fez porque quer as Terras Indígenas para exploração e não para preservação como fazem os povos indígenas”, afirmou.
Confira o discurso da deputada no plenário
Confira o discurso da deputada na Audiência
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Discursos Plenário Audiência PovosIndígenas NãoAoMarcoTemporal ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT