Indígenas Suruí e vereador Diel de Rondolândia apresentam demandas à deputada
Demandas do povo indígena Suruí do município de Rondolândia foram apresentadas nesta segunda-feira (23), à deputada federal Professora Rosa Neide (PT). A reunião online contou com participação do cacique Tabíra Suruí, do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Amaral Neto, o Diel (PT) e de lideranças indígenas.
Os indígenas pediram informações sobre a Patrulha Mecanizada que a deputada destinou ao povo Suruí e que ainda não foi entregue. A deputada indicou emenda em 2020, de R$ 135 mil para compra do maquinário. Porém, o governo do Estado ainda não fez a aquisição da Patrulha.
“Assim que o governo fizer a licitação e a compra eu aviso vocês. Irei a Rondolândia para entrega do maquinário para vocês”, disse Rosa Neide. Os Suruí ainda pediram apoio para retomada da obra de construção da escola na comunidade.
O vereador Diel destacou que além da escola, a creche que começou a ser construída no governo Dilma na sede do município ainda não foi concluída. “Com a saída da presidenta paralisaram as duas obras. Os estudantes indígenas precisam da escola e as crianças da cidade precisam da creche”, disse. A deputada informou que entrará em contato com o prefeito José Guedes de Souza (MDB), visando discutir saídas para retomada das obras.
Ônibus escolares
Professora Rosa Neide destinou R$ 548 mil para aquisição de dois micro-ônibus escolares ao município. Os veículos foram adquiridos pelo governo do Estado e entregues em 10 de maio ao prefeito.
Um dos veículos é destinado ao transporte dos estudantes universitários que vivem em Rondolândia e estudam em faculdades de Cacoal (RO). Os veículos já estão atendendo aos alunos do ensino básico e superior.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Reunião IndígenasSuruí Rondolândia MatoGrosso Emendas Agricultura Escola VereadorDiel ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT