Nota de pesar – professora Nagila Zambonatto
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) vem a público lamentar profundamente o falecimento da amiga, professora Nagila Zambonatto, de 66 anos. Ela estava hospitalizada há alguns dias no Rio de Janeiro, onde faleceu na manhã desta quarta-feira (23), vítima de parada cardíaca. Viúva, Nagila deixa quatro filhos e nove netos.
Rosa Neide e Nagila trabalharam juntas na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). Apaixonada pela educação especial, Nagila ajudou a promover ensino inclusivo a alunos cegos e cegas, nas escolas públicas de Mato Grosso.
Professora Nagila também atuou durante muitos anos no Instituto dos Cegos de Mato Grosso (ICMT), onde contribuiu para introduzir no Estado a prática do goalball (desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual).
Nagila Zambonatto foi treinadora de várias equipes de goalball e mesmo após sua aposentadoria na Seduc-MT, seguia atuando no ICMT.
A pedido de Nagila, a deputada Rosa Neide destinou, durante os quatro anos de mandato, emendas para apoiar as ações do Instituto. “A Nagila era uma amiga muito querida. A educação especial e a prática desportiva às pessoas com deficiência visual eram causas muito fortes em sua vida. Nagila nos fará muita falta”, lamentou Rosa Neide.
Antes de ser internada no Rio de Janeiro, Nagila Zambonatto havia acabado de conquistar como treinadora da equipe feminina da ARDV-MT (Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais), o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro – Série B de goalball, no torneio realizado em outubro, em São Paulo.
Neste momento de dor e tristeza, a deputada Professora Rosa Neide presta sua solidariedade à família, aos amigos, amigas, ao ICMT e a cada educador e educadora que teve o privilégio de ter convivido com Nagila Zambonato.
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Nota de Pesar NagilaZambonatto ProfessoraNagila Homenagem ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT