O novo Fundeb é uma construção coletiva, afirma Rosa Neide
A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) debateu, na tarde desta quarta-feira (11), a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), em audiência no Senado Federal. A ocasião contou com a presença de especialistas que ressaltaram a urgência da votação, mas defenderam mudanças na proposta. Para eles, é necessário um Fundeb reformulado, que valorize uma educação de qualidade, e com mais participação da União.
Segundo Rosa Neide, o novo Fundeb é fruto de uma construção coletiva, não é a imposição de uma vontade individual. “Às vésperas da votação em plenário, devemos demonstrar a importância da constitucionalização do financiamento da educação básica. Estamos diante de um governo que demonstra, cotidianamente, como se retiram os direitos fundamentais. Por isso, não devemos abrir mão do caráter permanente do Fundeb. Inscrito como disposição constitucional, a destinação de recursos para educação pública”, explicou a petista.
No fim da reunião, a parlamentar ressaltou que Fundeb possui vigência até 31 de dezembro de 2020 e que o Fundo beneficia 38 milhões de alunos, o que corresponde a 18% da população brasileira.
Assessoria de imprensa
Tags:a federal de mt, Audiência Pública, CNTE, Constitucionalização, Educação básica, educação pública, Fundeb, Novo Fundeb, professora rosa neide, pt, Senado, Ubes, UNE