fbpx
Conecte-se Conosco

Professora Rosa Neide se reúne com mães que estão na luta contra cobranças abusivas de plano de saúde

Publicado

em

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu na segunda-feira (06), em Cuiabá, com Simone Amate, Elene Martins, Diony de Souza e Samuel Sampaio. Elas são mães e ele pai de crianças que realizam terapias intensivas, pelo plano de saúde da Cooperativa Unimed Cuiabá. As mães e o pai relataram que o plano tem feito cobranças abusivas de coparticipação. São 300 famílias em Mato Grosso sofrendo com essa situação.

“Há famílias com faturas de R$ 30 mil devido à coparticipação. São cobranças abusivas que não temos condições de arcar. Nossos filhos correm o risco de ficarem sem o tratamento e muitos virem a óbito”, afirmou Diony de Souza.

Samuel Sampaio explicou que as cobranças passaram a ocorrer devido a revogação, por parte da Agência Nacional de Saúde (ANS), da portaria 433/2018, “que vedava cobranças excessivas de coparticipação em caso de tratamentos considerados de alto custo”, disse.

Samuel disse que os Planos negam o tratamento, mas os pais conseguem na Justiça a garantia de que os filhos sejam atendidos. Entretanto, “desde a revogação da portaria, a Unimed passou a nos enviar faturas com cobranças abusivas”, relatou.

A deputada Rosa Neide informou que dialogará com parlamentares da bancada da saúde na Câmara para agirem junto à ANS, visando o restabelecimento da portaria 433, ou aprovação de medidas legislativas.

“Não é justo que os pais tenham pagado o plano de saúde por tantos anos e agora que os filhos mais precisam da terapia intensiva são penalizados com coparticipações abusivas”, afirmou.

Os filhos dos pais presentes na reunião possuem autismo e necessitam de terapias cotidiana. Por sua vez, as gêmeas Cecília e Alice, filhas de Simone Amate foram vítimas do zica vírus na gestão e nasceram com microcefalia. Elas também necessitam de terapias longevas.

“A luta dessas mães e pais é justa e vital. Buscaremos as repostas junto ao governo do Estado e na ANS, para que as crianças continuem o tratamento e cessem essas cobranças abusivas”, afirmou Rosa Neide.

A reunião contou com participação da chefe de gabinete do Deputado Estadual Valdir Barranco (PT), Elen Martins.

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá, vamos conversar?