Rosa Neide discursa na Câmara e destaca momento histórico pelo início da votação do novo Fundeb
Em discurso nesta segunda-feira (20), no plenário virtual da Câmara, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) destacou que a Casa dará início a discussão e votação da PEC 15/2015, que estabelece o novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A parlamentar pediu união entre as bancadas do governo e da oposição, pela aprovação do novo Fundo, sem as alterações propostas pelo governo, que retiram recursos da Educação e prejudicam os professores.
“Hoje é um dia histórico para a educação brasileira. Vamos votar o novo Fundeb. Infelizmente as pessoas que passaram pelo Ministério da Educação do governo Bolsonaro não priorizaram o diálogo sobre o Fundeb. Mas essa Casa fez a sua parte. Dialogou com as entidades ligadas a educação nacional e construiu o texto possível”, afirmou Rosa Neide.
A deputada destacou que os recursos da educação previstos na PEC devem ser da Educação e criticou o ministro da Economia, Paulo Guedes, por apresentar às vésperas da votação, proposta que transfere parte dos recursos do fundo para a área de Assistência Social. “Estamos prontos para apoiar caso o governo queira melhorar o Bolsa Família, mas não podemos aceitar que se mexa nos recursos da educação”, disse.
A petista finalizou pedindo a união de todos os parlamentares em prol da Educação. ‘Essa PEC não é de nenhum partido é a PEC da Educação. E a educação brasileira está de olho na Câmara, para que aprove o novo Fundeb sem mudanças e garanta a continuidade dos recursos do ensino público’.
Confira abaixo o discurso na íntegra.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Discurso Plenário Câmara DiaHistórico Votação PEC15 NovoFundeb ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT