fbpx
Conecte-se Conosco

Rosa Neide participa de audiência sobre o Profuncionário – deputada destinou emenda para retomada do programa

Publicado

em

Foto: Marcos Melo

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na segunda-feira (27) de audiência pública, que debateu a retomada do Programa Profuncionário. A atividade requerida pelo deputado estadual Valdir Barranco (PT) ocorreu na Assembleia Legislativa, em Cuiabá e reuniu dezenas de profissionais da educação.

O evento contou com participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público (Sintep-MT), Valdeir Pereira; do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT), Julio Cesar dos Santos, do deputado estadual Lúdio Cabral, da representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Guelda Andrade, do primeiro suplente de deputado, Professor Henrique Lopes, de representantes da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), e demais parlamentares.

Em discurso, o reitor Julio anunciou que as inscrições para o Profuncionário terão início em outubro deste ano. Serão ofertadas 5 mil vagas para formação técnica profissional nas áreas de: secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos e infraestrutura escolar.

“Temos a honra de anunciar que o Profuncionário será retomado. O IFMT vai ofertar os cursos em parceria com a Seduc-MT. As inscrições começam em outubro e é importante ressaltar que só vamos conseguir ofertar o Profuncionário, porque a deputada Rosa Neide destinou emenda para que o Instituto retomasse o programa”, disse o reitor Julio.

Em discurso a deputada Rosa Neide lembrou que há mais de cinco anos o Estado não oferta essa formação profissional aos técnicos-administrativos, que trabalham nas Escolas Estaduais. “O Profuncionário é fundamental não apenas para que os educadores possam progredir na carreira e melhorarem seus salários, mas para garantir formação continuidade a esses profissionais que são vitais no processo de construção do conhecimento e da educação de qualidade em nossas escolas”, disse Rosa Neide.

A deputada citou que o Profuncionário é um programa nacional criado no governo Lula, cuja inspiração foi o antigo Arara Azul, efetuado pela Seduc-MT na década de 1990. “Fui professora formadora do Arara Azul. A formação profissional de técnicos das escolas começou em Mato Grosso e foi incorporada como projeto nacional para a educação, nos governos do PT. Infelizmente o atual comando do Ministério do Educação não apoia mais os Estados para que continuem formando seus técnicos. Porém, nós não desistimos de garantir formação aos educadores de Mato Grosso. Por isso destinei a emenda para o IFMT retomar o programa”, finalizou.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá, vamos conversar?