Rosa Neide propõe criação de Comissão Externa na Câmara para acompanhar aplicação do ENEM e situação do INEP
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) apresentou nesta terça-feira (16), na Câmara, requerimento 2396/2021 propondo a Criação de Comissão Temporária Externa destinada a acompanhar a situação institucional do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a realização Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O requerimento foi assinado por 47 parlamentares de vários partidos.
A Comissão visa averiguar o processo de desmonte em curso no INEP relatado por servidores efetivos do órgão, bem como as denúncias de interferência externa na elaboração da prova do ENEM e a quebra de sigilo do exame.
Recentemente 40 servidores do INEP pediram exoneração de seus cargos. Desses, 29 eram ligados a áreas responsáveis pela elaboração do ENEM. Os servidores alegaram fragilidade técnica e administrativa da alta gestão do Instituto que é comandado por Danilo Dupas Ribeiro, que foi indicado ao cargo pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Em entrevista no domingo (14) a um programa de TV, os servidores denunciaram interferência externa na elaboração do ENEM. Relataram acesso prévio à prova por pessoas que não são do INEP e pressão para que questões fossem censuradas. Na entrevista, servidores responsáveis pela elaboração do exame disseram que tiveram que refazer a prova três vezes.
De Dubai, nos Emirados Árabes, questionado por jornalistas sobre as denúncias de quebra de sigilo do exame e censura à prova, o presidente Bolsonaro disse que o ENEM está ficando à cara do governo.
Clique Aqui e confira o Requerimento na íntegra.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Requerimento ComissãoExterna Acompanhamento ENEM2021 Investigação Denúncias CensuraÀProva INEP DesmonteDoINEP ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT