fbpx
Conecte-se Conosco

Em reunião na PGR, Rosa Neide expõe as violações dos direitos dos povos indígenas de Mato Grosso

Publicado

em

A deputada Professora Rosa Neide (PT-MT) participou de reunião com o procurador regional da República, Felício Pontes, na última terça-feira (3), em Brasília, para tratar das graves violações dos direitos dos povos indígenas Tapirapé e Kaiabi, no estado de Mato Grosso.

Na oportunidade, Rosa Neide ratificou a necessidade de diálogos e esforços comuns com o Ministério Público Federal de Barra do Garças (MT) e o Supremo Tribunal Federal nos processos de demarcação, degradação, invasão de terras e extração ilegal de madeira.

A parlamentar também lembrou as recentes visitas e diálogos que realizou com os povos indígenas Tapirapé e Kaiabi.”Na Terra Indígena Urubu Branco e na Aldeia Tapi’tãwa fui testemunha da apreensão, pelos povos indígenas, de um caminhão com carga de madeira, fruto da extração ilegal. Também ouvi os relatos dos ataques que ocorrem diariamente nas aldeias”, disse

Desmatamento nas terras indígenas

Rosa Neide também encaminhou ofício ao Ministério Público Federal com imagens feitas por satélite que mostram os focos de desmatamento próximos à aldeia Tapi’tãwa e também sobre a situação dos Kaiabi.

Na ocasião, discutiu com o procurador as áreas abertas por fazendeiros que ocupam, ilegalmente, as áreas em torno e dentro de terras indígenas dos Tapirapé e Kaiabi. “Apresentei e denunciei ao procurador as violações que são realizadas diariamente. Por isso, é necessário dialogar com o poder público para que sejam cessados esses retrocessos”, afirmou.

Assessoria de imprensa 

Tags:, , , , , , , , , ,
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?