fbpx
Conecte-se Conosco

Mandato da deputada Rosa Neide participa do encontro da rede de Cooperação Solidária de MT

Publicado

em

O Mandato da deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na quarta e quinta-feira (08 e 09), do Encontro da Rede Estadual de Cooperação Solidária de Mato Grosso (Recoopsol). A atividade ocorreu no Centro de Formação Olga Benário Prestes, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-MT), no município de Várzea Grande.

O Encontro contou com participação de representantes de empreendimentos econômicos solidários da agricultura familiar rural e urbana, de entidades de apoio e de órgãos de governo que participam dos projetos da Rede, além de professores, pesquisadores e técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá.

No primeiro dia do Encontro aconteceu a reunião do Fórum de Segurança Alimentar, Nutricional e Economia Solidária da Baixada Cuiabana. Na ocasião, foi eleita a nova Coordenação do Fórum (confira abaixo).

Os presentes também avaliaram os Projetos da Rede de Cooperação Solidária de Mato Grosso, que tem como objetivo visibilizar produtores de empreendimentos econômicos, que enfrentam dificuldades para consolidar suas atividades econômicas e comercializar seus produtos.

Houve a avaliação do Projeto do Campo à Mesa, que conta com emenda da deputada Rosa Neide para difundir e fortalecer Sistemas Agroflorestais (SAFs), no campo e em espaços urbanos. Os participantes também planejaram a expansão do Projeto em 2022.

Feira

No Encontro também foi realizada uma Feira de Trocas solidárias, atividades de visita ao SAF local, oficinas de práticas agroecológicas.

Ao todo, Rosa Neide destinou R$ 860 mil em emendas parlamentares para desenvolvimento, tanto do Projeto do Campo à Mesa, quanto de pesquisa e projetos de extensão da UFMT. Essas ações em parceria com as organizações do campo e da cidade apostam na agricultura familiar agroecológica, como forma de produção de alimentos saudáveis, segurança e soberania alimentar e preservação do meio ambiente.

Confira abaixo os eleitos e eleitas à Coordenação do Fórum

Carmem Melo – Empreendimento Migue Confecções; Maria Valéria – Empreendimento Coopernossasenhora; Miguelina de Sampaio – Entidade de Apoio Fundação Bom Jesus de Cuiabá; Regina – Empreendimento COCEMAT e Solene – Entidade de Apoio Grupo Semente.

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Vamos conversar?