fbpx
Conecte-se Conosco

CONAPE aprova Carta Compromisso em defesa da educação pública – Rosa Neide participa dos debates

Publicado

em

Foto: Jordana Mercado

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou dos três dias de debates da etapa nacional, da II Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). As atividades ocorreram em Natal (RN), entre os dias 15 e 17 deste mês. A CONAPE 2022 foi organizada pelo Fórum Nacional Popular da Educação (FNPE).

A Carta é um resumo do Documento final Conferência (que serão divulgados em breve) no qual aponta as reivindicações do ramo da educação e as pautas do movimento rumo à reconstrução do país.

“O documento de Natal é um compromisso histórico assumido pelo conjunto da educação nacional em defesa da democracia em nosso País, e pelo resgate da educação pública como projeto de desenvolvimento nacional e inclusão social do nosso povo. A educação tão atacada pelo atual desgoverno federal precisa voltar a ser prioridade. A educação pública, gratuita, laica e de qualidade é um direito constitucional de todos, todas e todes e a CONAPE aponta para o resgate desse direito”, disse Rosa Neide.

“Para isso propomos uma plataforma em defesa do Estado democrático de direito, em defesa das instituições republicanas, da vida e da soberania popular, dos direitos sociais e da educação, que mobilize ainda mais o amplo setor da sociedade”, diz trecho da Carta ao citar as principais pautas das entidades que compõem o FNPE e que assinam o compromisso.

Algumas das bandeiras de lutas do conjunto da educacional nacional representado por 2.500 delegados e delegadas na CONAPE são: a revogação da Emenda Constitucional 95 de 2016, que limita investimentos na saúde e educação, retomada de investimento na educação pública e nas áreas sociais, fim do congelamento dos recursos primários associados ao poder executivo, revogação do ensino médio, entre outras.

Homenagem Marcelo Arruda

Ainda durante a plenária final da CONAPE, delegados e delegadas fizeram uma homenagem a Marcelo Arruda, tesoureiro do PT que foi assassinato no seu aniversário de 50 anos, pelo policial penal federal Jorge José da Rocha Guaranho, em Foz do Iguaçu (PR).

A manifestação que pediu paz e justiça por Marcelo Arruda aconteceu também em diversas cidades brasileiras.

Participação internacional

Yamile Socolovsky, secretária de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Docentes Universitários (CONADU), Combertty Rodriguez, coordenador Regional Principal da Internacional da Educação na América Latina e Eduardo Pereyra, secretário de Relações Internacionais da Central de Trabalhadores da Educação da República Argentina– CTERA, Argentina, falaram no encerramento sobre a importância da CONAPE e do Brasil para as trabalhadoras e os trabalhadores da educação da América Latina. (Com Ascom da CNTE)

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
1 Comentário

1 Comentário

    Responder

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Olá, vamos conversar?
    ×

    Powered by WhatsApp Chat

    × Vamos conversar?