fbpx
Conecte-se Conosco

Deputada Professora Rosa Neide participa da caminhada de abertura da CONAPE 2022

Publicado

em

Deputada federal Natália Bonavides, Governadora Fátima Bezerra e Deputada federal Professora Rosa Neide

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou na tarde desta sexta-feira (15), da caminhada que marcou o início da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022. O evento ocorre em Natal (RN), até o domingo (17).

A caminhada contou com presença da governadora Fátima Bezerra (PT), de parlamentares federais e estaduais e de representantes de entidades nacionais da educação que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), organizador da CONAPE.

“Essa é a caminhada da educação pública de qualidade para todos e todas. Na CONAPE vamos discutir as principais pautas da educação brasileira. O atual governo federal é inimigo do ensino público, mas os educadores, educadoras e estudantes resistem. Estamos juntos e juntas por uma educação em que todos e todas sejam incluídos”, afirmou Rosa Neide.

CONAPE

A CONAPE 2022 reuni mais de 2.500 delegados (as), eleitos (as) nas etapas municipais, regionais, distrital e estaduais.

A Conferência tem como tema: a reconstrução do país, a retomada do estado democrático de direito e a defesa da educação pública e popular com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e com qualidade social para todos, todas e todes.

A CONAPE possui cinco eixos de debates. São eles:

Eixo 1 – décadas de lutas e conquistas sociais e políticas em cheque, o golpe, a pandemia e os retrocessos na agenda brasileira;

Eixo 2 – plano nacional de educação, planos decenais, sistema nacional de educação, políticas setoriais e direito à educação;

Eixo 3 – educação, direitos humanos, diversidade, justiça social e inclusão;

Eixo 4 – valorização dos profissionais da educação, formação inicial, formação continuada, carreira, remuneração, condições de trabalho e saúde dos profissionais;

Eixo 5 – gestão democrática e financiamento da educação: participação, transparência e controle social;

Eixo 6 – construção de um projeto de nação soberana e de estado democrático em defesa da democracia, da vida, dos direitos sociais, da educação e do plano nacional de educação.

Ao final dos debates será redigida a Carta de Natal, com propostas para a educação brasileira.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Olá, vamos conversar?