fbpx
Conecte-se Conosco

Núcleo de Educação debate Piso do Magistério e Sistema Nacional de Educação

Publicado

em

O Núcleo de Educação e Cultura da bancada do PT no Congresso se reuniu nesta terça-feira (15). A reunião extraordinária teve como pauta: o Piso Nacional do Magistério e projeto do Sistema Nacional de Educação (SNE), em tramitação no Senado.

O encontro coordenado pela deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) contou com participação do deputado Rogério Correa (PT-MG), da deputada Maria do Rosário (PT-RS), do assessor da liderança do PT no Senado, Bruno Costa, do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, entre outros presentes.

Professora Rosa Neide destacou a importância da luta pelo cumprimento da lei do piso. “O governo federal não anunciou reajuste para os profissionais da educação da rede federal de ensino e ficou dois anos sem promover o reajuste no piso dos educadores e educadores da educação básica”, criticou.

A deputada disse ainda que o anúncio feito pela União de reajuste de 33,24% do piso este ano, ocorreu devido à luta dos profissionais da educação. Nesse sentido destacou a necessidade do diálogo com os gestores municipais e estaduais, pois cabe a eles o pagamento.

O presidente da CNTE, Heleno Araújo afirmou que a categoria está mobilizada. “Esse governo descumpriu a lei do piso e após muita luta conseguimos esse anúncio do reajuste. Contudo continuamos mobilizados para que o piso que hoje é de R$ 3.845,00, seja pago em todas as redes municipais e nos Estados”, disse.

Em relação ao Projeto de Lei Complementar (PLP 235/2019) do Sistema Nacional de Educação (SNE), Bruno Costa informou que houve alterações realizadas em relação ao texto aprovado na Comissão de Educação.

Os presentes à reunião concordaram que a proposta de SNE em tramitação no Senado não atende às demandas reivindicadas historicamente pela Educação. Por isso seguirão negociando em plenário por mudanças no texto.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?