Professora Rosa Neide participa de reunião da Assembleia Mundial em Defesa da Amazônia
A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) participou nesta quarta-feira (24) à noite, de reunião das entidades da sociedade civil que compõe a Assembleia Mundial em Defesa da Amazônia. A petista fez um balanço das ações da Comissão Externa destinada a acompanhar e promover estratégia nacional de enfrentamento às queimadas em biomas brasileiros.
Rosa Neide destacou que a Comissão instalada em setembro de 2020 focou no Pantanal, em função dos maiores incêndios da história do bioma naquele momento. Entretanto, destacou que este ano o colegiado tratará dos demais biomas, em especial a Amazônia.
“Realizamos visita in loco ao Pantanal e 13 audiências públicas para a escuta da população local, de autoridades federais e estaduais e elaboramos relatório com diagnóstico das causas dos incêndios, as consequências, apontamento dos responsáveis e propondo ações preventivas para evitar que essa tragédia se repita”, relatou.
A petista informou que a Comissão retomou os trabalhos na terça-feira (23), com aprovação do plano de trabalho que prevê a criação de subcomissões de relatoria por biomas. “Na subcomissão da Amazônia queremos que fique sob coordenação do deputado Airton Faleiro (PT-PA)”, citou.
Professora Rosa Neide encerrou dizendo que a Comissão está de portas abertas para a Assembleia Mundial em Defesa da Amazônia, principalmente neste momento em que a Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara passou a ser presidida pela deputada bolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP). “Nossa Comissão Externa será o ponto de resistência na Câmara em defesa dos biomas e contamos com o apoio de todas organizações que compõe a Assembleia, para fazermos esse enfrentamento em defesa do meio ambiente”, finalizou.
A reunião contou ainda com a participação dos deputados Nilto Tatto (PT-SP), Érika Kokay (PT-DF), Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e Vivi Reis (PSOL-PA).
Ato Virtual pela Vida
A deputada Rosa Neide também participou na noite desta quarta-feira do Ato Virtual pela Vida, promovido pelo Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF), em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A parlamentar relatou a luta do PT e dos partidos de Oposição no Congresso pela aprovação de medidas de enfrentamento à Covid-19, como a retomada do Auxílio Emergencial de R$ 600,00 e a aceleração da compra de vacinas.
“Já são mais de 300 mil mortos e o governo Bolsonaro continua de costas para o sofrimento do povo. Cortou o Auxílio em dezembro e quer pagar somente R$ 150,00. Não assinou o contrato das vacinas ano passado e não temos imunizantes suficientes para atender toda população. O Congresso precisa agir. A mesa das duas Casas não pode continuar pautando projetos que não tenham relação com o esforço que todos precisamos fazer para combater a pandemia, apesar do governo federal jogar contra”, afirmou.
Volney Albano
Assessoria de Imprensa
Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)
Tags:Reunião AssembleiaMundial EmDefesaDaAmazônia ComissãoExterna EnfrentamentoÀsQueimadas EmBiomasBrasileiros ProfessoraRosaNeide AfederalDeMT