fbpx
Conecte-se Conosco

Releitura do 13 de maio – Rosa Neide participa de ato político e cultural na comunidade quilombola Mata Cavalo

Publicado

em

Neste dia nacional de denúncia contra o racismo, a deputada federal Professora Rosa Neide (PT) esteve com a comunidade quilombola Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento. Educadores, alunos e moradores promoveram ato político e cultural de releitura do 13 de maio na Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição de Arruda.

O evento contou com feira de comidas típicas e artesanato; apresentações culturais afro-brasileiras; e oficinas. Professora Rosa Neide foi recebida pela diretora da Escola, Adrianny Abreu, pelas lideranças do quilombo, Airton Arruda e Gonçalina Arruda, pelo prefeito do município, Silmar Sousa, por vereadores, secretários e profissionais da educação.

Em discurso, a deputada citou a luta do povo negro pela abolição da escravatura alcançada em 13 de maio de 1888, após mais de 300 de escravidão. “A luta pela liberdade e por dignidade continua até hoje. Por isso a importância dessa escola quilombola, que mantém viva a cultura e as tradições do povo preto. Por isso, a importância da luta de Mato Cavalo e de todo povo quilombola, dos povos tradicionais de matriz africana, por justiça e contra o racismo estrutural”, afirmou.

Airton Arruda, ex-vereador e atualmente secretário municipal de Agricultura agradeceu o ex-deputado Ságuas Moraes (PT) e a deputada Rosa Neide por terem construído a Escola, no período em que estiveram na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT). “Nossa escola foi considerada a pior do País, porque não tínhamos estrutura. Agora vocês podem ver que temos uma das melhores escolas quilombolas. Por isso agradeço ao deputado Ságuas e a deputada Rosa Neide”.

Airton também agradeceu à deputada pelas emendas que ela destinou para investimentos em melhoria da educação, saúde e agricultura familiar no quilombo. “Recentemente pedimos recursos para construção de um Posto de Saúde da Família (PSF), aqui na comunidade e a deputada nos atendeu e já destinou a emenda”, disse.

Após a fala das autoridades houve apresentações de danças, visitação a mostras de artesanatos e oficinas. “A memória do povo africano que veio escravizado para o Brasil, sua cultura trazida para cá, seus costumes e religiosidade que ajudaram a construir a identidade brasileira, se faz presente nessa comunidade; se faz presente na luta de cada irmão negro e cada irmã negra. Estamos juntos”, finalizou Rosa Neide.

O evento também contou com a presença da vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio (PT) e do presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Carlos Aberto Caetano.

Volney Albano

Assessoria de Imprensa

Deputada Federal Professora Rosa Neide (PT-MT)

Tags:
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado.

×

Powered by WhatsApp Chat

× Vamos conversar?